
Acompanhamento Institucional
O acompanhamento a instituições é pensado para projetos educativos e instituições que desejam alinhar as suas
práticas pedagógicas com abordagens mais vivas, respeitadoras e centradas na criança.
Através de observação, diagnóstico e propostas de intervenção, oferecemos ferramentas concretas para criar ambientes mais respeitadores, estimulantes e alinhados com o desenvolvimento integral da criança.
​
O que pode incluir:
-
Observação de práticas e espaços educativos.
-
Formação de equipas em pedagogias ativas e inteligência emocional.
-
Reorganização de ambientes e materiais.
-
Desenvolvimento de projetos pedagógicos específicos.
-
Parcerias em eventos e atividades comunitárias.
Qualidade das relações
Apoio à equipa na gestão de conflitos, comunicação empática e construção de vínculos saudáveis.
Educação emocional
Estratégias para integração das emoções no quotidiano e criação de ambientes afetivos seguros, com transmissão de ferramentas sobre limites, educação emocional e pedagogias integradas.
Organização dos espaços
Orientação na preparação de ambientes esteticamente cuidados, funcionais e promotores de autonomia e responsabilidade
Metodologias participativas
Introdução de práticas de projeto, brincar livre, dinâmicas de cooperação em grupo, dinâmicas de autoconhecimento e desenvolvimento pessoal.
Acompanhamento pedagógico
Acompanhamento individual ou coletivo dos profissionais, com espaço de escuta e reflexão crítica, na criação ou revisão de projetos pedagógicos, currículos e estratégias educativas.
Parceria com famílias
Apoio às instituições na criação de canais de diálogo e envolvimento parental.
Impacto esperado
Para instituições que desejam repensar práticas educativas, reorganizar espaços ou integrar pedagogias ativas no seu contexto.
Através de observação, diagnóstico e propostas de intervenção, oferecemos ferramentas concretas para criar ambientes mais respeitadores, estimulantes e alinhados com o desenvolvimento integral da criança.
